Sunday, March 21, 2010

Primavera e bruma-seca


Acordei e fui à varanda ver o dia. Uma luz diferente, não havia raios de sol sorrateiros mas sim um tom amarelado a fazer de véu sobre as montanhas. Bruma Seca. Googlei e aqui está:

“A bruma seca, ou “pó di terra”, é basicamente pó. Partículas de poeira trazidas pelo vento desde o continente africano que se espalham pelas ilhas, dando a impressão de um extenso manto de nevoeiro.
Antes fosse! As partículas finas em suspensão são respiradas pelas pessoas e causam problemas de pulmões, alergias e urticária. Pelo menos isso! E depois provoca uma sensação de mal-estar ao longo de todo o dia. Salva-se o facto de a bruma, em termos visuais, não ser assim tão desagradável.”(por Fernando Peixeiro em http://atlantico-expresso.net/cabo-verde/bruma-seca-po-di-terra-brisa-parda/2007/05).

Concordo, em termos visuais não é assim tão desagradável, traz um mistério, inspira-me. Há uma espécie de relação inversamente proporcional, entre a visão enevoada criada pela bruma e a clareza com que vejo para dentro.

Cá dentro há um planeta que roda sobre si mesmo. Há ventos doidos, dias cinzentos e dias de Sol escancarado. Há tempestades, tsunamis, terramotos, há arco-íris, auroras boreais e dias de bruma-seca. Há estações. E hoje é Primavera em mim. Um dia escrevi “Há um jardim a secar dentro de mim”. Hoje escrevo: “Há um jardim a renascer dentro de mim”.

2 comments:

Minhokinha said...

Que texto lindo e que maravilhoso este renascer da Primavera em ti! Nós somos o ritmo da terra-mãe, somos todas as estações e como a terra que nos dá a vida também nós precisamos do cair das folhas para depois elas voltarem a florir. Inspiraste-me, obrigada!

Catarina Cardoso said...

SÓ ME APATECE DIZER PQP! Pq n escerves mais vezes????

Adoro ler-te meu!

Bjs bjs bjs