Wednesday, March 24, 2010

Delicadeza




Atitude gentil. Agir delicadamente, interagir delicadamente. Eu sei que nem sempre é viável, nem sempre é conveniente. Mas a maioria das vezes, é conveniente, é reconfortante.
Na sala de aula de um dos estagiários ao qual oriento a prática pedagógica numa escola do Ensino Básico em Sta Catarina (mais precisamente na Boa Entradinha), as paredes desgastadas pelo tempo estão repletas de cartazes.Com a tabuada, com desenhos botânicos, árvores de famílias de palavras, histórias, desenhos e colagens. Um dos cartazes, em cartolina rosa-bébé, tem por título: As três palavras mágicas. Quais serão: “Saúde, Amor e Dinheiro?”, “Liberdade, Igualdade e Fraternidade?”.Não, naquele cartaz manuscrito , afixado naquela sala de aula do interior de Santiago, as Três Palavras Mágicas são: Obrigado, Por Favor e Desculpe”. Bem, poderá haver um erro científico no cartaz, o metodólogo de língua Portuguesa diria: “Erro. Não estão lá três palavras, mas quatro.”.Pois seja. Mas que são palavras mágicas isso são. São delicadeza. Às vezes apetece-me dizer ás pessoas: “Desculpe, não se importava de ser mais gentil por favor? Obrigado”.E deixar um sorriso aberto.
E acho a coisa mais delicada do mundo pedir desculpas por não se saber ser delicado.
Viva a delicadeza!!! 

2 comments:

Unknown said...

Realmente, não estamos habituados a encontrar "delicadeza" neste mundo de interesses; mas o certo é que ela existe e tu no meio de outras coisas foste descobrir as 3 (4?) palavras mágicas;)) O importante é pegar nelas e fazê-las girar, pois fazem falta a todos ;))
Beijinhos
Mamã

nar6 said...

É a diferença entre formar pessoas e formar burros de carga para o mundo capitalista.